História da Paróquia
No período que se denomina Brasil Colônia (1530) até a proclamação da república (15/11/1889), o reconhecimento oficial de um povoado dependia da autorização integrada do Governo e da Igreja Católica.
Mas, para que isso acontecesse, era necessário que no povoado existisse uma capela curada e uma quantidade expressiva de habitantes. O que acabou acontecendo em 1837 com a criação concomitante da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana e da Freguesia de mesmo nome.
Como relata o escritor Heribaldo Balestrero, o crescimento da população vianense “que já apresentava um movimento de 445 batizados e 76 casamentos” forçou o governo da época a promover a edificação de um templo católico, neste caso a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
De acordo com Balestrero, essa obra começou em dezembro de 1815 e, e, 24 de junho de 1816, com o templo ainda em construção, foi realizado a primeira missa. Contudo a inauguração solene da matriz se deu em 22 de março de 1817 por Frei Domingos de Jesus Maria, Vigário de Vitoria.
A Criação da Paroquia
Pelos Registros históricos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição em Viana, foi elevada à condição de Paróquia em 1837 pelo Decreto nº. 13, da Assembleia Legislativa, sancionado pelo então Senador do Império e Presidente da Província do Espirito Santo, José Thomas Nabuco de Araújo.
Esse Mesmo Decreto reconhece definitivamente o povoado de Viana como Freguesia, dando a esta o mesmo nome de paróquia.
