Fé e Devoção Popular inúmeras vezes se encontram e caminham de mãos dadas, o povo do interior sempre tem algo para nós ensinar.

No mês de setembro a Santa Mãe Igreja nos convida a festejar e exaltar a Santa Cruz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a cruz é o sinal do seu senhorio sobre os que no batismo são configurados a Ele na morte e na glória. A comunidade de São Sebastião localizada em Piapitangui celebrou esta festa no cruzeiro que fica próximo à Igreja.

Na hora Nona, hora da misericórdia (15h), onde Cristo entregou seu espírito ao Pai, fiéis de várias comunidades da paróquia e até mesmo de outras, se reuniram para participarem da Santa Missa que foi oficiada pelo Reverendíssimo Padre Zaelton Costa. Ao término da missa, piedosamente todos os presentes jogaram água aos pés do cruzeiro, elevando suas preces pedindo chuva para suas lavouras, rios, nascentes e para que amenize o clima de extrema seca.

Em um tempo como esse de extrema seca a comunidade sempre promoveu piedosas procissões pela localidade, pedindo aos céus que o clima fosse amenizado. Tendo enorme fé um membro Claudeniy Gonçalves Trancoso sugeriu que se fosse erguido um Cruzeiro para que todos pudessem rezar o terço e pedir chuvas de bênçãos, todos concordaram porém faltava o lugar. A senhora Márcia Klein pediu a seu pai, o senhor João Rodrigues Rocha, que pudesse colocar o cruzeiro em seu terreno onde existia uma torre de internet (ponto central de Piapitangui).

Após a autorização Claudeniy faleceu, mas a comunidade não abandonou a sugestão do cruzeiro, subiram o terreno rezando o terço, se reuniram e conseguiram os eucaliptos que foram doados por Rogério – através do pedido senhor Ovídio Rocha – para a confecção da cruz presente no alto do terreno até os dias de hoje.

No ano de 2015 ocorreu uma grande e terrível seca, a pior em 40 anos no estado do Espírito Santo, o Rio Jucu que corta e divide o município de Viana em certos pontos era tal como um poça de água, vendo a triste, preocupante e perturbadora situação o povo no dia 26 de dezembro junto ao então Pároco Padre Luís Antônio Oggioni saíram de Viana Sede e de outras localidades a pé em romaria penitente, em direção à Piapitangui, se reuniram em frente a casa do senhor João Rocha, para subirem o morro do cruzeiro rezando o Santo Rosário, chegando ao topo, Padre Luís celebrou a missa onde ao final todos pediram chuva, de forma bem simbólica jogando água aos pés da cruz.

A comunidade relata que em 48 horas no dia 28 de dezembro como uma piedosa e misericordiosa intervenção divina, veio a tão esperada e necessitada chuva, o que só fez e faz aumentar a fé e a devoção do povo.A comunidade realiza durante o ano a reza do terço e a Missa da Exaltação da Santa Cruz no cruzeiro.

Luciano Serafim
PASCOM Paroquial

Secretaria Online