A comunidade localizada no km 309 na BR 101, na noite desta quarta-feira (02/02/2022) celebrou com Júbilo sua Padroeira a Virgem Maria sob o Título de Nossa Senhora do Belém, o dia da Padroeira coincide com a Celebração da Festa da Apresentação do Senhor, que se inicia com as benção das velas seguida de procissão para o interior da Igreja.

Neste ano a comunidade preparou um Solene Tríduo Festivo:

  • Tendo em seu 1º dia (30/01/2022 – Domingo) a Santa Missa presidida pelo Padre Rafael Martins atual pároco da Paróquia São Pedro em Muquiçaba – Guarapari e a liturgia preparada pelas comunidades que compõem o Setor São Benedito;
  • No 2º dia (31/01/2022 – Segunda-feira) houve a Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Permanente João Pinto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e liturgia preparada pela comunidade Nossa Senhora da Conceição – Matriz;
  • No 3º dia (01/02/2022 – Terça-feira) houve Santa Missa presidida pelo Frei Quécio Pratique OFMCap Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis – Vila Bethânia e a liturgia preparada pelas comunidades Santo Agostinho e Santa Teresinha;

Neste ano a Festa de Nossa Senhora do Belém teve um grande monumento com uma imagem da Virgem do Belém dando de mamar ao Menino Deus instalada ao lado da igreja.

A imagem é um presente pessoal do Senhor Gilson Daniel Batista ex-prefeito do Município de Viana e atual Secretário de Estado de Planejamento.

Gilson Daniel

A imagem foi feita no ano de 2013 como relatou o Sr. Gilson Daniel, a principio ela seria instalada no terreno das Ruínas da Igreja de Belém que fica próxima a entrada do Bairro Jucu, porém, após algumas tentativas não sucedidas a imagem foi guardada em um galpão da prefeitura.

No meado do ano passado (2021) o vereador Abel Mariano entrou em contato com a comunidade e deu a ideia de instalar o monumento no pátio da Igreja de Jucu, a comunidade acolheu a ideia juntamente com o Padre Zaelton.

No mês de dezembro a imagem foi instalada à lateral direita do templo, e na noite de ontem (02/02/2022) foi solenemente abençoada, após a Santa Missa em honra a Padroeira, contando com a presença do povo devoto e dos senhores Gilson Daniel e Abel Mariano.

Antes da Pandemia a comunidade iniciava a Procissão em honra a Padroeira nas Ruínas de Belém, e também celebrava ao menos uma vez no ano no interior das Ruínas.

Abel Mariano, Padre Zaelton e Gilson Daniel
Ruínas de Belém
Vereador Abel e Sandro tirando as medidas da imagem
Na foto Ana Maria membro da Comunidade, vereador Abel Mariano e Sandro Coordenador da Comunidade
Padre Zaelton ainda como seminarista celebrando na comunidade de Jucu
Chegada e instalação da Imagem
Secretaria Online