Sebastião Soldado imperial de Narbona (Gália) ou de Milão (segundo santo Ambrósio), sofreu o martírio em Roma, em testemunho de sua fé em Cristo, na época de Diocleciano. O culto popular ininterrupto a ele prestado mostra o lugar da sua sepultura no cemitério da antiga via Ápia, nas Catacumbas de São Sebastião. A liturgia de Roma sempre lhe reservou um lugar privilegiado. A iconografia retrata-o no martírio, crivado de flechas. Pelas suas chagas, foi invocado como protetor dos empesteados.
(Fonte: Missal Cotidiano)
São Sebastião no Rio de Janeiro
Diz a lenda que o próprio Santo apareceu de espada na mão para lutar ao lado dos portugueses na expulsão dos franceses durante a Batalha de Aruçumirim, em 20 de janeiro de 1567, no mesmo dia em que Estácio de Sá (fundador da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro) levou a flechada que o mataria.
(Fonte: https://diariodorio.com/6-fatos-curiosos-sobre-o-dia-de-sao-sebastiao/)
Missas em Honra a São Sebastião ocorridas na Paróquia
O dia litúrgico em que se celebra a Memória do Mártir é o dia 20 de Janeiro (que neste ano caiu na quinta-feira), porém, nossas comunidades que o tem como padroeiro por motivos pastorais o celebraram nos dias vinte e dois (sábado) e vinte e três (domingo).
Dia 22/01/2022 (Sábado)
Às 16 Horas
Comunidade São Sebastião – Pedra a Mulata – Viana
A comunidade celebrou na parte externa da Igreja por causa do avanço da Covid-19, nesta Santa Missa Padre Zaelton na homilia ressaltou que no ano passado (2021) ao celebrar naquele mesmo local, foi um dia de muita alegria, pois se iniciava a vacinação contra o coronavírus no Brasil.
Dia 23/01/2022 (Domingo)
Às 10 Horas
Comunidade São Sebastião – Piapitangui – Viana
A comunidade celebrou na parte externa da Igreja por causa do avanço da Covid-19, nesta Santa Missa Padre Zaelton na homilia meditou a vida do santo com a comunidade.
Às 14 Horas
Comunidade São Sebastião – Rio da Prata – Guarapari
A comunidade celebrou com grande fé e devoção seu santo padroeiro com irmãos e irmãs de outras paróquias, ao fim da Santa Missa os devotos presentes acompanhados de Padre Zaelton, coroinha e Cerimoniários realizaram uma solene procissão com a imagem do santo.
Às 18 Horas
Comunidade São Sebastião – Ribeira -Viana
A comunidade celebrou no interior da Igreja por causa do avanço da Covid-19 respeitando todas as normas estabelecidas, nesta Santa Missa Padre Zaelton na homilia ressaltou a devoção ao glorioso mártir não só nas comunidades em que o tem como padroeiro mas em toda a paróquia “… é linda a devoção do povo, em quase todas as igrejas e casas da paróquia tem em local de destaque a imagem de São Sebastião!”