Ontem, 15 de outubro, na Memória Litúrgica de Santa Teresa de Ávila, Doutora da Igreja, mística, escritora e reformadora da Ordem do Carmelo, uma expressiva parcela do Rebanho de Cristo — nossa comunidade paroquial — reuniu-se em torno do nosso pastor, Dom Ângelo Ademir Mezzari, R.C.J., quinto Arcebispo da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, do nosso pároco, Padre Zaelton, do vigário paroquial, Padre Marwin, de outros sacerdotes e dos seminaristas propedeutas, para a Solene Dedicação do Altar e da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Com 208 anos de existência, nossa Igreja Matriz é um verdadeiro tesouro de beleza, história e fé. Testemunhou os três regimes de nossa pátria — o Brasil Colônia (1500–1822), o Império do Brasil (1822–1889) e a República Federativa do Brasil (1889–Atual). Após o incêndio que devastou seu interior, recebeu uma doação de Sua Majestade Imperial Dom Pedro II, durante sua passagem por Viana. Elevada à condição de Matriz em 1837, não há, contudo, registros documentais que comprovem uma dedicação anterior, razão pela qual acreditamos que esta tenha sido a primeira.
A Santa Missa teve início no adro da Igreja, quando o pároco, Padre Zaelton, entregou as chaves do templo a Dom Ângelo, que abriu solenemente a Porta Principal. Seguiu-se então a procissão de entrada, acompanhada por todos os fiéis. A liturgia prosseguiu conforme os ritos próprios da dedicação, com a bênção e aspersão da água, a ladainha, a prece de dedicação, a unção do altar e das paredes, a incensação, a iluminação do altar e da igreja, e, por fim, a bênção e inauguração do Sacrário, que após anos voltou a ocupar o ponto central do altar.
A celebração teve a duração de duas horas e trinta minutos, marcadas por profunda oração e emoção.
Ressaltamos que esta foi a primeira visita oficial de Dom Ângelo à nossa paróquia desde sua eleição e posse na Arquidiocese de Vitória. Que este encontro frutuoso se repita muitas vezes, pois, como ele mesmo costuma dizer:
“Que graça, que bênção!”
Por Luciano Serafim
PASCOM Paroquial


















