A Bíblia nos ensina a maneira certa de vivermos em comunidade. Para entendermos melhor este ensinamento é preciso acreditarmos que Jesus é o nosso único e verdadeiro salvador, além disso, colocarmos em prática aquilo que Ele nos ensina.

Quando somos convidados por alguém ou tocados por uma força que muitas vezes não sabemos de onde vem, podemos ter a certeza de que é Jesus quem nos chama. As Comunidades nos ajudam a descobrir esta importante missão na/da Igreja, onde todos nós somos convidados a partilhar desse banquete da vida, pois é participando e vivenciando os momentos em comunidade que crescemos na fé e na espiritualidade. Assim, em comunhão com Jesus, passamos a enxergar pequenas as dificuldades do dia-a-dia, diante da grandeza do nosso Deus.

Nas Comunidades encontramos pessoas movidas pelo Espírito Santo que procuram unir fé e vida, vivem em comum seus problemas, suas necessidades, alegrias e esperanças; sobretudo, se comprometem com a mudança da sociedade.

Celebrar Jesus vai muito além do que ir à igreja (templo) todos os domingos, todos os dias; celebrar Jesus é principalmente ser Igreja. Existe um canto litúrgico que diz assim: “Quem se alegra em servir ao irmão, seguindo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou.” A partir disto, é só deixarmos ser conduzidos pela graça e força do Espírito, acreditando que existe um Deus amigo, missionário e acima de tudo misericordioso.

Fernando Antônio Silva de Souza
Comunidade “Nossa Senhora da Glória”
(Esta comunidade não mais existe, porém era animada pelo jovem Fernando Souza)

Carta publicada em dezembro de 2006 na 9ª Edição do Jornal Raízes
(antigo Informativo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Viana)

Secretaria Online