Viana completa 161 anos de Emancipação Política e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Viana faz memória de datas e símbolos que marcaram e ainda marcam esses anos, através de um texto elaborado e cedido por uma Professora do Município que também contribui com a Paróquia:

Trazemos presente neste dia à vida de todos os Vianenses, como também a memória daqueles que nos antecederam e tiveram fundamental importância na história do nosso povo e do nosso município.

Façamos memória Senhor, aos índios, os nossos primeiros habitantes…

Aqueles que defendiam com ardor a virgindade das Selvas. Viviam na solidão das matas, e se organizavam em aldeamentos. Pouco a pouco foram desaparecendo das brenhas, mas mesmo assim, contribuíram eficazmente para a fundação de várias comunidades que até hoje integram o nosso Estado.

Aos negros Senhor também, façamos memória…

Aqueles que vieram do Continente Africano e foram fundamentais na construção do nosso município. Foram eles que com seu trabalho braçal tiveram prioridade na obra de nossa colonização. A eles devemos fazer a justiça que merecem, abrindo nas páginas de nossa história um capitulo para que sejam realçados o seu devotamento ao trabalho, a sua luta pela própria liberdade, a sua resignação demonstradas em várias ocasiões e o seu nunca desmentido heroísmo ante os horrores de uma escravidão que não tivera origem, nem mesmo da desigualdade das raças, pois que fomos criados por Deus para que fossemos iguais perante a Ele.

Trazemos presente o ano de 1813…

Ano em que Francisco Alberto Rubim, deu início à fundação do povoamento de Viana, colonizando o Antigo Sertão de Santo Agostinho, trazendo os imigrantes portugueses da ilha dos Açores. Vieram dessas ilhas 53 casais de açorianos.

Uma das marcas mais expressivas que a cultura açoriana trouxe a Viana é a religiosidade. O culto ao Divino Espírito Santo é a expressão religiosa desta cultura que está praticamente em todos os recantos do nosso município.

Também fazemos memória ao ano de 1865…

Ano em que Viana também recebeu a influência da colonização Alemã nos sertões de Biriricas, São Paulo de Cima e Alegre, onde algumas dezenas de famílias germânicas se instalaram. Os colonos alemães adaptaram-se ao lugar sem abdicar de sua cultura, por isto construíram um novo espaço onde mantiveram seu próprio estilo de vida, integrando a ele traços da cultura Vianense.

Trazemos também, o momento em que Viana recebeu a influência Italiana no de 1875…

Os colonos Italianos fundaram uma pequena povoação nos sertões de Baia Nova em jacarandá, que logo prosperou acionada pela atividade agrícola. Aos colonos Italianos um reconhecimento sincero pela contribuição deixado no nosso município.

Índios, Negros, Açorianos, Germânicos e italianos, pobres, ricos, escravos ou livres, letrados ou não foram eles Marco na construção da nossa amada terra “Viana”, foram deles que recebemos as mais ricas heranças, e que hoje são valores importantes para o nosso presente e futuro o qual desejamos construir com Paz, Justiça e Prosperidade.

Parabéns Viana!

Secretaria Online