O que o impulsionou a seguir esta missão da ordenação? Conte-nos um pouco de sua história de fé.
O chamado de Deus em minha vida começou quando passei a ter o primeiro contato com a Igreja através da catequese. A partir daí, encantei-me com as coisas de Deus e sempre busquei apreender tudo o que era possível. A catequese foi o fio condutor que me levou a ter contato com a liturgia da Igreja, pastoral com a qual me encantei e me identifico muito e tenho zelo.
Com 10 anos de idade, fui convidado para ser coroinha e, a partir da vivência desse ministério, Deus foi conduzindo a minha história e o meu coração. Na adolescência, a semente plantada foi se tornando clara; os sinais de Deus eram fantásticos em minha vida e passei a me questionar se era aquilo que Deus queria para mim; ficava fugindo do chamado de Deus.
Em certo dia, já jovem, na casa de minha avó, assistindo a uma pregação na Canção Nova, ouvia com atenção o que o padre dizia e, se eu tinha alguma dúvida, a partir daí passei a não ter mais. A pregação falava sobre o chamado à vida sacerdotal e um fato interessante foi quando o padre pediu que a câmera que estava filmando se aproximasse dele e ele apontava para a lente da câmera e dizia: “Você jovem que neste momento está na sala de televisão prestando atenção nesta pregação, Deus te chama, não tenha medo. Você que se questiona se é isso que Deus quer para você, não tenha dúvidas. Você que se pergunta: será que é comigo mesmo, eu repito; você que está sentado em um sofá com a capa vermelha e a sua avó está na cozinha preparando o almoço, Deus te chama”. O interessante é que realmente a capa do sofá era vermelha e a minha avó estava na cozinha adiantando o almoço, uma memória que não me esqueço. Nesse momento, chorei muito e passei a não ter mais dúvidas do chamado de Deus em minha vida.
Anos depois, fiz os encontros vocacionais, no período de um ano no Seminário Nossa Senhora da Penha, que é um processo de discernimento para ingressar no Seminário Arquidiocesano, e com a graça de Deus e da Virgem Santíssima, no dia 12 de dezembro, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, fui aceito no referido seminário. Hoje, sou seminarista da Arquidiocese de Vitória e curso o 3º ano de Filosofia na Universidade Católica de Vitória (UniSales), portanto quatro anos de formação.
De maneira geral, a formação para ser padre cumpre três etapas: Propedêutico (1 ano) quando o seminarista passa por um processo de adaptação; graduação em Filosofia (3 anos) e Teologia (4 anos).
“Não fostes vós que me escolhestes, pelo contrário, fui eu que vos escolhi”. O trecho retirado do Evangelho de João permite compreender a essência da vocação. Chamados por Deus, aqueles que se dispõem a ouvir a voz que vem do alto, doam sua vida e se colocam a serviço. 2
Toda vocação é bela quando a pessoa responde, com liberdade, o chamado de Deus. “É preciso que a pessoa escute o coração e a voz de Deus para qual vocação ela está sendo chamada. Ser seminarista é procurar identificar-se todos os dias com a pessoa de Jesus Cristo nos seus gestos e atitudes”. “A juventude traz dentro de si grandes projetos e desafios, por isso é necessário que se apresente ao jovem a pessoa de Jesus. Quando o jovem se encantar com Jesus, poderá se encantar, também, com a vocação ao sacerdócio”. “A vocação é uma resposta de amor ao chamado de Deus.”
Peço a Graça de Deus e a proteção da Virgem Maria para que possa me dar forças suficientes a fim de vencer as dificuldades diárias e permanecer firme no caminho que escolhi.
Que a Virgem Santíssima, com o título de Nossa Senhora da Conceição, continue nos animando, encorajando e inspirando para que possamos continuar crescendo como Igreja. Que Deus abençoe a todos os paroquianos desta paróquia. É através da participação efetiva de cada cristão que a nossa Igreja cresce e torna-se, cada dia, mais imitadora aos ensinamentos de Cristo. Dessa forma, Deus possa os abençoar e também as suas famílias.
Fraterno Abraço,
Paulo Henrique Lima Coutinho.
Seminarista da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo
Paróquia de Pastoral: Santa Rita de Cássia – Vila Velha/ES