⚜️ Salve Maria!

📚 Em 15 de novembro de 1573, nasceu a cidade de Santa Fé, na Argentina, como escala segura entre Assunção e Buenos Aires. Pouco depois, a vila já pôde contar com a presença da Companhia de Jesus, que logo construiu uma igreja e uma escola.

Em 1634, o pintor, Irmão Luis Berger, SJ, ao passar pela cidade, recebeu dos Congregados Marianos o pedido de fazer um quadro de Nossa Senhora conforme a descrição do capítulo 12 do Apocalipse. Terminada, a linda pintura recebeu da Congregação o nome de “a Pura e Limpa Conceição”.

Era 9 de maio de 1636, por volta das oito horas da manhã, quando o reitor do Colégio e da Igreja, o padre Pedro de Helgueta, rezava de joelhos diante do quadro de Nossa Senhora, como era seu costume ao término da missa. Ao erguer os olhos, ele se surpreendeu com o que acreditava ser a umidade do ambiente condensada na pintura.

Mas logo, o reitor descobriu que do meio do quadro para cima a imagem estava completamente seca, enquanto fios de água escorriam de inúmeras gotas que emanam em forma de suor. Olhando para baixo, ele verificou que o fluxo já molhava as toalhas de mesa do altar e o chão.

Várias pessoas que ainda estavam na igreja então se aproximaram, viram o que estava acontecendo e começaram a molhar aquela água em algodão e tecidos. Enquanto o número de fiéis e curiosos crescia junto com a alegria e as exclamações, os sinos da Igreja não pararam de tocar, para anunciar a toda a cidade o que estava acontecendo.

Poucos minutos depois, todas as autoridades da cidade já estavam presentes. Subindo até o quadro, o vigário tocou a tela com os dedos, tentando conter os fios de água que desciam, mas, ao contrário, continuaram a fluir copiosamente. Isso durou pouco mais de uma hora, como comprova o registro que se conserva até hoje no Santuário.

Começou assim, uma série de outros milagres, cujas curas mais surpreendentes foram coletadas pelo Escriba do Rei. Foi assim que o povo de Santa Fé começou a invocar sua Mãe com o título de “Nossa Senhora dos Milagres”.

Em 9 de maio de 1936, o Papa Pio XI concedeu a Coroação Pontifícia ao ícone de Nossa Senhora, transferindo-o para o centro do altar-mor. Nossa Senhora dos Milagres, foi então declarada Padroeira da Província Argentina-Uruguaia da Companhia de Jesus.

Heron Moreto

Secretaria Online