⚜️ Salve Maria!
📚 Cópia de uma imagem de Nossa Senhora da Assunção, da igreja de Saint-Sulpice, na França, esta linda imagem foi dada ao jovem São Louis Martin, pai de Santa Terezinha do Menino Jesus, por uma senhora piedosa de Alençon, quando ele ainda era solteiro. Após seu casamento, a imagem se tornou o centro da oração dessa santa família; e por isso, era sempre cercada de flores durante o ‘Mês de Maria’. Santa Zélia, sua esposa, muitas vezes à Ela recorreu, e confidenciou que recebeu “favores que só eu conheço”.
Em 13 de maio de 1883, estando a imagem sobre uma cômoda, perto da cama onde a pequena Teresa, de apenas 11 anos, sofria há semanas de uma “doença estranha”, suas irmãs, preocupas, ajoelharam-se e se voltavam para a Santa Virgem em oração.
Mais tarde, Teresa relatou: “Não encontrando ajuda na terra, a pobrezinha Teresa também se voltou para sua Mãe Celeste, ela implorou com todo seu coração que finalmente tivesse piedade dela… De repente, a Santíssima Virgem me pareceu bela, tão bonita que eu tinha nunca vi nada tão bonito, seu rosto respirava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que me penetrou no fundo da minha alma foi a sorriso da Santíssima Virgem”. “Então todas as minhas tristezas desapareceram.” Teresa foi curada no mesmo instante, e foi assim que esta imagem recebeu o nome de Virgem do Sorriso.
A imagem foi levada ao Carmelo por Celina em 1894, quando esta tomou o véu, sendo colocada na entrada da cela de Teresa. Na primeira página dos manuscritos autobiográficos de Santa Terezinha, a História de uma Alma, assim ela escreveu: “Antes de pegar minha caneta, ajoelhei-me diante da imagem de Maria, implorei-lhe que guiasse minha mão para que eu não traçasse um única linha que não lhe agrada.”
Poucos anos mais tarde, novamente sob o olhar dessa imagem, na enfermaria do Carmelo, Teresa viveu seus últimos dias. Por tudo isso, até hoje, a imagem se encontra *colocada sobre o túmulo de Santa Terezinha.
Heron Moreto